Crato Amado
- memoriaskariri
- 30 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Texto: Maria Vitória Passos •
Imagem: @fotosfalam.mavi

Crato pra mim, é cultura. A cidade que é tombada pelas coisas imensuráveis: é crianças brincando nas praças, fatores históricos marcantes, ensinamento em cada mínimo detalhe além de curiosidades, é conversas de bar que viram negócios colaborativos, é os amores que surgem no Crato Tênis Clube, é trilha no domingo pela manhã na Chapada, é banho na Nascente assim como a maior exposição do Norte e Nordeste em Julho, a ExpoCrato.
Minha avó materna é cratense, minha mãe, os meus tios e tias também. Moro em Fortaleza mas o sentimento que tenho pela cidade é de pertencimento, me sinto em casa e embora algumas idas ao Cariri sei que sempre que voltar há mais para desfrutar.
Gosto do Crato e tudo que ele representa, das amizades que eu acolhi, do que eu aprendi e tenho felicidade em saber que tenho raízes da região cearense mais fértil que é o Cariri.
Meu Crato e minha região amada ainda tem muita folha em branco pra ser rabiscada, colorida, desenhada, picotada e remendada. E, eu quero poder deixar uns versos lindos nesse livro.
Algo que aquece meu coração, me faz olhar pra vida com esperança, é enxergar uma cidade aonde há crianças que brincam nas praças, o quanto o povo preza e valoriza a cultura local, as tradições, mitos e ainda mais, reconhecer que é um lugar histórico em diversos sentidos.
Embora muito jovem, tenho comigo o pensamento que no dia que me tornar mãe em futuro distante, desejo viver os primeiros anos da vida do meu filho ou filha no Cariri, eu quero que ele ou ela tenha em vida raízes e a cultura de um local que eu admiro e reconheço de uma maneira singular.
Penso que só quem vive e tem a sabedoria de reconhecer a beleza que reside nos mínimos e simples detalhes, vai entender o motivo do desejo e da admiração pelo Cratim Doce.
Comments