top of page

Diário de Bordo

  • Foto do escritor: memoriaskariri
    memoriaskariri
  • 17 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Lara Alencar


Fonte: Google imagens


Mestres e Mestras do Juazeiro do Norte, corpos marcados pela raiz cultural e semeados no chão do Cariri Cearense. As chegadas e partidas marcaram os seus corpos, assim como marcam aqueles que adentram a esse mundo encantador das brincadeiras. Esse relato, mais como um diário de bordo, tenta trazer alguns registros que foram marcados na minha memória em torno das visitas feitas a essas casas de encantaria.


Mestre Cosmo- 20 de Fevereiro Guerreiro Nossa Senhora Aparecida


Visita feita ao bairro João Cabral, indo em busca de ensinamentos sobre o Guerreiro Nossa Senhora Aparecida do Mestre Cosmo. Ele nasceu em Juazeiro do Norte em 1985. A sede do seu grupo é na Rua Nossa Senhora Aparecida, que carrega a sua fé e o nome do seu Guerreiro. O Mestre Cosmo conta que está à frente desse grupo há 13 anos, no encontro também explica o significado das peças e danças da brincadeira. Além das suas falas, registro a decoração da sala de sua casa, as coroas enfeitam as paredes e a mesa de santos está bem próxima da porta de entrada, a padroeira do grupo está presente. O Mestre conta histórias da infância, de como começou dentro da cultura e relembra os mestres que já teve na sua vida. A história do Jaraguá do Mestre Sebastião me marcou, os entremeios trazem a vida da brincadeira.


Guerreissário

  1. Guerreiro: É um forma de expressão genuinamente alagoana e se diferencia do Reisado pelos trajes e enfeites, número de personagens, métrica e quantidade de peças.

  2. Brincadeira: Nome popular dado aos grupos e suas atividades

  3. Peças: As músicas e cantigas cantadas nas apresentações de cada grupo

  4. Jaraguá: É um animal importante na montagem de personagens nos Guerreiros e Reisados 5.Entremeio: São os personagens que podem compor a brincadeira, entre eles podem ser identificados o Jaraguá, a Sereia, a Princesa e outros.

 
 
 

Comments


bottom of page